QG100 - Turma C - Segundo Semestre 2013


Professor responsável: Leandro Martínez

[NOTAS]


Bibilografia: P. W. Atkins - Princípios de Química
(os capítulos e exercícios abaixo são correspondentes à edição impressa pela Bookman em 2001 - capa azul ).

Cronograma
Aula 1: Capítulo 5 - Líquidos e Sólidos
Aula 2: Capítulo 1 - Átomos: O Mundo Quântico (seleção de tópicos)
Aula 3: 1) P. W. Atkins - Physical Chemistry - 5a Edição. Seção 24.7
Condutividade de soluções eletrolíticas.
2) Capítulo 12 (Princípios) - "Potencial de Célula", "Potencial de célula e energia livre", e "Os potenciais padrão de eletrodo."
Lista de exercícios para a Prova 1 [pdf]
Prova 1
Aulas 4 a 8: Capítulos 6 e 7 (seções 7.1 a 7.5; 7.8 a 7.10)
Exercícios para a segunda prova: 6.2; 6.9; 6.13; 6.29; 6.78; 6.79; 6.81; 7.6; 7.33; 7.34; 7.70; 7.77; 7.78
Prova 2


Alguns vídeos interessantes:
  • Interferência de elétrons individuais
  • Richard Feynman on the Double Slit Paradox: Particle or Wave?
  • Linhas espectrais
  • Descoberta do elétron

    Livros que podem ser usados na disciplina (nenhum deles é seguido de forma literal, mas todos contém o conteúdo abordado, e muitas outras coisas). Todos eles tem abordagens parecidas na maior parte dos tópicos, e são, provavelmente, baseados no clássico livro de Química Geral de L. Pauling em vários aspectos (ver abaixo). O livro de P. W. Atkins e L. Jones é o mais usado, e é bastante popular, mas todos os livros tem suas virtudes específicas. São eles:

    P. W. Atkins e L. Jones, Princípios de Química.
    J. C. Kotz, P. M. Treichel, G. C. Weaver, Química Geral e Reações Químicas
    B. Mahan, R. J. Myers, Química - Um curso universitário.

    Livro sugerido para aquisição (bom e barato, para quem quer ter um livro de Química Geral): L. Pauling, General Chemistry. Dover, 1988. [link]

    Ementa da disciplina teórica:
    Átomos, moléculas e íons; associação entre a natureza íntima da matéria (modelos atômicos e moleculares) e as propriedades dos compostos iônicos, moleculares e metálicos. 1. A natureza íntima da matéria – modelos atômicos; 2. Configuração eletrônica, parâmetros atômicos, tabela periódica e periodicidade; 3. Interações eletrostáticas – propriedades dos compostos iônicos, retículos cristalinos e energia reticular; desvios do comportamento tipicamente iônico e suas justificativas; carbonatos lamelares; 4. Moléculas – teoria da ligação de valencia: fundamentos, vantagens e limitações; 5. Estruturas de Lewis – VSEPR 6. Teoria do Orbital Molecular – fundamentos, vantagens e limitações; comparações com o modelo da ligação de valência; 7. Ligação metálica – propriedades dos metais, retículos, dureza e modelo de bandas; 8. Condutores metálicos, semicondutores e isolantes; 9. Forças químicas – associação entre interações intermoleculares e características dos compostos moleculares; 10. Aspectos de moléculas simples como N2, O2, CH4, CO, C2H4 e C2H6. Como aproveitar estas moléculas para preparar outros insumos? 11. Polímeros Inorgânicos e suas características – silicatos, aluminossilicatos. 12. Polímeros Orgânicos e suas características – polietilenos, poliacetilenos, PET, etc.

    Bibliografia:
    - ATKINS, P., JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001.
    - SANTOS FILHO, P.F. Estrutura atômica e ligação química, 2ª Edição, Campinas: Unicamp, 2007.
    - LEE, J. D. Química Inorgânica não tão concisa. 5ª ed., São Paulo: Edgard Blücher, 1999.